Depoimentos Pessoais

Presente da Vida

Questionava-me sobre o rumo de minha vida. Comecei a duvidar também sobre o meu verdadeiro propósito: “Viemos a este mundo para construir uma fortuna material? Levaremos algo disso depois de morrer?”

Eu tinha muito estresse por estudar em uma unversidade muito exigente. Tinha insônia, pois pensava muito sobre meus deveres como estudante e meus planos para o futuro. Estava sempre muito ansiosa por preocupar-me com o que fazer para atingir minhas metas. Consequentemente, minha saúde foi se deteriorando cada vez mais e eu não conseguia ter nem um momento sequer de paz.

Até que recebi o maior presente da minha vida: a meditação de subtração. Com pouco tempo de Meditação, deixei de ter pensamentos desnecessários que atormentavam a minha cabeça e, assim, pude concentrar-me melhor em meus projetos e melhorar meu rendimento escolar. Deixei de pensar sempre no futuro e passei a apreciar as oportunidades que o presente me apresentava. Comecei a valorizar mais as coisas do dia a dia e as pessoas que me rodeavam. Dei-me conta do quão esgoísta eu era por pensar apenas em minhas próprias expectativas de vida. Fui capaz de compreender que fora isto que me fizera distanciar da minha família e dos meus amigos. No entanto, antes, eu não era capaz de perceber isso, pois estava presa dentro de um sonho, do qual não era consciente até que me despertei.

Agora, depois de concluir os níveis da Meditação e ter encontrado minha verdadeira mente, sinto a necessidade de retribuir o norme presente de vida que este método me deu. Quero que muita gente conheça o verdadeiro propósito da vida, aquele que não se encontra nas coisas materiais, nem atrelado a anseios ou expectativas que um espera do mundo; senão aquele de encontrar o caminho para tornar-se uno com o mundo. E, este caminho se encontra na Meditação.

Viridiana Sánchez Zaragoza, Estudante / Cidade do México
Go Back

Esta meditação é? “simples e bem potente”

Antes da meditação, a vida que eu vivia parecia boa do lado de fora. Talvez aos olhos das pessoas do meu redor, eu estivesse feliz e confiante com a família, a escola e o trabalho, mas estava muito preocupada e sempre me senti pressionada por dentro. Eu sempre tive essa necessidade de agradar a todos e fiquei obcecada em manter uma imagem de boa pessoa na frente dos outros. Eu estava sempre a esconder-me atrás dos meus sorrisos falsos e maquiagem pesada, a cobrir-me para ser perfeitamente boa. Através da meditação, percebi que isso era tudo porque eu estava tão preocupada com a forma como o mundo me via. Eu estava tão preocupada que nunca usava meias brancas ou cores vivas, porque as pessoas podiam ver como meus pés estavam sujos. Eu senti como se o mundo estivesse me julgando por cada pequena coisa sobre mim. Minhas inseguranças sempre dominaram-me, porque eu era assombrada pela insônia.

No entanto, ao refletir sobre a minha vida, a meditação realmente ajudou-me a ver que eu estava apenas vivendo dentro dessa bolha. Eu estava presa dentro de um lugar onde eu me importava apenas com minhas opiniões egocêntricas e a comparar-me e queria melhorar com meus próprios padrões que eu tinha feito para mim. Agora que olho para mim mesma, fui tão ridícula! Enchendo-me de tantas preocupações.

Fiz a meditação até o nível 2 na Coréia e ainda não conheci pessoas que conheçam o antigo eu. No entanto, até as pessoas aqui dizem que, desde que estou aqui, pareço mais brilhante. Também vejo a minha própria mudança, minha insônia foi-se e danço em qualquer cor de meias, sem maquiagem. Quando não confio mais na opinião dos outros, sinto-me muito mais forte e livre. O maior presente que a mediação permitiu-me é permitir que eu veja que o mundo não gira em torno de mim. Eu tenho vivido apenas para mim. Para mim, a maior parte dessa meditação é ver a realidade, o mundo verdadeiro, fora da minha bolha.

Alexandra B. / Stockholm, Sweden
Go Back

Seja a mudança que tú queres ver no mundo

Acho que quando nasci, escolhi 100% de coração e zero de cabeça. Eu amo as pessoas e amo ajudá-las. Isso faz parte da minha vida há muito tempo e até o sucesso da minha carreira vem disso. Então, chegou um momento na minha vida em que procurei maneiras de ajudar os outros, mas me enlouqueci porque não consegui encontrar uma maneira de ajudar o outro. Uma vez, um dos membros da minha família estava a sofrer da depressão. Não havia nada que eu pudesse fazer para ajudar e saber que não poderia ajudar essa pessoa levou-me uma depressão ainda mais profunda. No entanto, quando comecei a meditação, notei uma mudança em mim. Percebi que apenas eu posso mudar-me e ajudar-me. Não era mais a minha necessidade de ajudar e melhorar os outros, mas mais um exemplo para as pessoas que precisam de ajuda. Encontrei uma maneira de mostrar verdadeira compaixão e amor aos outros, ajudando-me. Tudo o que faço e quero dizer em uma versão curta é: “viva pelo exemplo e seja a chance que deseja ver no mundo”.

Quando comecei a meditação nos EUA, minha carreira cresceu muito mais rápido. As pessoas estavam a apelidar-me de “superstar” e eu recebi o título de “Top 5 Pessoa” na minha indústria com a promoção de um vice-presidente executivo. Embora minha carreira tenha sido bem-sucedida, percebi que meu trabalho me deixava muito ocupada. Eu sabia que havia muitas oportunidades para eu crescer através da meditação e sabia que havia algo que precisava para sacrificar alguma coisa. Assim, com uma decisão ousada, escolhi ir para a Coréia para investir em mim mesma e não era apenas uma mina de ouro, mas uma mina de diamantes na minha mente. Percebo que a maioria das pessoas que querem experimentar a meditação está tão ocupada com suas vidas, mas desejo que elas tenham um momento para investir em si mesmas para descobrir o que elas realmente querem em suas vidas. Para mim, eu amo quem eu sou por dentro agora. O idioma e a comida eram muito diferentes na Coréia, mas não são nada comparados à profundidade da gratidão que tenho pelo método, porque mudou toda a minha vida. Nos últimos quatro meses de meditação na Coréia, pude superar minhas experiências traumáticas no passado, conquistar minhas fobias e libertar-me das condições de saúde que me acompanham a vida toda. Muitas pessoas dizem-me que mudei muito e parecem-me mais brilhantes e mais jovens.

Neste ponto, meu coração está cheio de alegria, amor e gratidão. Então, com essa gratidão que existe por dentro, quero dar isso a outras pessoas agora, sendo um exemplo.

Tuyet D. / VP Executivo @ M.P.A. / Palisades Park, NJ, EUA

Tuyet D. / Executive VP @ M.P.A. / Palisades Park, NJ, USA
Go Back

Começa ver-se do jeito que é em todos os aspectos da sua vida

O bom desse método de meditação é que ela tem a capacidade de mostrar quem tú és de uma perspectiva muito maior do que ti. É realmente difícil ver-se como a si mesmo, então o método tem essa maneira de mostrar-se de uma perspectiva maior. Então, começa a refletir sobre como realmente é e vê as coisas em si mesmo. E vi coisas em mim mesmo que não percebi que tinha antes do método. Eu acho que esta é uma das maiores forças dessa meditação. Ao falar por experiência própria, achei muito difícil trazer grandes mudanças para dentro de mim, mas esse método ajudou-me a livrar dos meus hábitos e pensamentos negativos inúteis.

Estou definitivamente mais feliz agora e também mais relaxado. Sinto-me melhor dentro de mim e isso é a melhor maneira de definir a felicidade para mim. Além disso, estou mais focado. Quero dizer, trabalho com computadores e é importante ter paciência e realmente ser capaz de concentrar-me ao longo do dia. Eu trabalho com a cabeça o dia inteiro, por isso é muito importante poder relaxar dentro de mim. Nem sempre a tentar se mover, nem sempre a pensar em outra coisa, apenas ficando parado; e a meditação definitivamente ajudou-me com isso.

A meditação também melhorou-me como marido e pai. Um problema que penso em muitos relacionamentos que encontro é; tem esta expectativa do outro de dar-lhe algo o tempo todo. Quer obter algo dessa pessoa e acho que a meditação mudou essa perspectiva para mim e a minha esposa. Agora, trata-se mais de colocar o trabalho em si, sem expectativas subjacentes um pelo outro. Além disso, essa meditação mudou a maneira como vejo meus filhos. Eu pareço-os mais como são do que antes, como pai e mãe. Havia um certo viés que vinha do forte apego que eu tinha pelos meus filhos. Livrando-me disso, acho que começa a ver sua família de uma maneira mais realista. Isso também é bom para as crianças, porque elas sentem isso esentem-se realmente mais relaxadas ao meu redor.

Hjörtur H. / Desenvolvedor Web e Co-Fundador / Estocolmo, Suécia

Hjörtur H. / Web Developer and Co-Founder / Stockholm, Sweden
Go Back

How I met this meditation while I was travelling

Melanie C. / Tourism degree in Switzerland / Wimbledon, United Kingdom
Go Back

Gratidão

Não tenho nenhuma história de vida dramática para contar. Do lado de fora, minha vida parece bastante comum. Eu cresci em um ambiente seguro em um subúrbio nos arredores de Estocolmo. Eu tinha amigos, um vídeogame do Nintendo e tudo que uma criança poderia desejar. Minha família não era religiosa e tinha uma mente relativamente aberta, então eu estava livre para tomar minhas próprias decisões da vida. Eu formei-me na universidade e consegui um emprego em uma empresa de TI e pensei que seria feliz, mas, em minha opinião, nunca fui verdadeiramente feliz. Toda vez que eu conseguia algo que queria, só queria outra coisa, algo mais. Eu estava constantemente preso em meus pensamentos com minha mente errante. Eu estava sempre a pensar, preso em meus próprios pensamentos, perguntando-me porquê eu tinha tantos pensamentos na minha cabeça. Tentei tantas coisas diferentes para encontrar uma resposta, mas tudo o que tentei deu-me uma liberação temporária.

Embora muito rapidamente percebi, ao fazer essa meditação, que esse pensamento era sobre mim mesmo e a razão pela qual penso tanto e porquê estava tão estressado era porque estava preocupar-me apenas comigo mesmo. Para mim, eu costumava carregar coisas desnecessárias. Eu sabia que as ruminações eram desnecessárias e ruins para mim, mas eu não queria nem saber como deixar ir. No entanto, através deste método de meditação, aprendi como realmente deixar de lado as preocupações e pensamentos e para mim isso é um verdadeiro alívio.

Agora, há uma enorme diferença entre o eu anterior e o eu de agora. Antes, eu precisava de tantas coisas na vida para ser feliz. Eu precisava do meu hobby e precisava ter certas pessoas na minha vida. Eu pensei que precisava de muitas coisas. Agora não tenho preocupações com o futuro, então, com essa mente, posso viver e o universo cuidará das coisas para mim. Agora também aprendi que, quando sinceramente preocupo-me mais com os outros, meu estresse diminuiu e agora sei como realmente contribuir para o mundo. A diferença entre minha vida antes e depois da meditação pode ser descrita com uma palavra: Gratidão.

Sinto muita gratidão por esta meditação, por ser capaz de deixar ir e por confirmar com minha mente que sou fundamentalmente um com tudo ao meu redor.

Joakim H. / Licenciado / Estocolmo, Suécia

Joakim H. / New Grad / Stockholm, Sweden
Go Back